segunda-feira, 22 de junho de 2015

Polícia apreende 1,5 mil comprimidos de ecstasy


Uma ação realizada por policiais civis da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), na noite desse domingo (21), resultou na apreensão de 1,5 mil comprimidos de ecstasy e nas prisões de dois homens no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5). 

Segundo os delegados Sérgio Pereira e Patrícia Bezerra, diretores da DCTD, os policiais chegaram aos presos após investigações da especializada referente o tráfico de drogas em festas raves. Foram capturados o maranhense Eduardo Augusto Alves e Silva (24), que já responde por tráfico de drogas no Estado de São Paulo e estelionato em Foz do Iguaçu, no Paraná; e o cearense Leandro Domingos Fernandes (25), sem antecedentes criminais. Os policiais chegaram até os presos após monitorarem Eduardo, que é apontado como distribuidor de drogas sintéticas em todo Brasil. Já Leandro é responsável pela distribuição do entorpecente no Ceará.
Eduardo estava no Rio Grande do Norte, quando embarcou para Curitiba para buscar e trazer as droga para o Ceará. Os policiais aguardaram o desembarque do homem em Fortaleza e o abordaram ainda do aeroporto. Com ele, os policiais encontraram os comprimidos de ecstasy. Leandro foi recepcionar o comparsa no terminal e acabou preso.
De acordo com a delegada Patrícia, a droga apreendida já tinha destino certo, uma festa rave que acontecerá nos próximos dias na Região Metropolitana de Fortaleza. “Um fato que chamou a atenção dos policiais envolvidos na ação foi a qualidade da droga apreendida. Esses comprimidos de cores mais escuras possuem um teor mais elevado de pureza”, explicou a delegada.
A dupla foi conduzida à sede da DCTD, onde foi autuada em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas. 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Semana da Diversidade Sexual do Ceará terá início na próxima segunda-feira


A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT’s do Governo do Estado realiza, entre os dias 22 e 28 de junho, a Semana da Diversidade Sexual do Ceará. Com o objetivo de fortalecer e unir todos no combate ao enfrentamento da Homofobia, a programação será marcada por palestras, seminários, rodas de conversa com o movimento LGBT, casamentos homoafetivos e apresentações culturais. As atividades fazem parte das ações do “Ceará de Cidadania contra a Homofobia”, lançado no mês de maio, por meio da Lei Luiz Palhano Loiola nº 14.820.

A abertura oficial da Semana será realizada nesta segunda-feira (22), em Itatira, localizado a 216 quilômetros de Fortaleza, com a promoção de um seminário para os servidores públicos do município e o movimento LGBT do Sertão Central cearense. A cidade foi escolhida para iniciar as atividades devido possuir o maior número de denúncias registradas no Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no ano de 2014.

Na programação estão previstas ainda palestras sobre os Direitos Humanos e a Diversidade Sexual, ministrada pela vice-presidente do Fórum Nacional de Gestores LGBT, a paraense Bruna Lorrane, para os servidores da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado. Na ocasião, um termo será assinado para que a secretaria fique responsável pelas denúncias de homofobia, enviadas pelo Disque 100 e a COLGBT, além da capacitação dos agentes penitenciários sobre a diversidade e a humanização do atendimento e tratamento dos presos LGBT.

Um dos momentos mais esperados na Semana será o Casamento Coletivo Civil Homoafetivo, realizado no Estoril, no fim da tarde de sábado (25). A expectativa é atender cerca de 50 casais em uma cerimônia baseada nos princípios de liberdade, igualdade e a promoção do bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, previstos na Constituição.

A programação será finalizada com o 1º Festival do Orgulho LGBT do Estado, o “Ceará do Meu Orgulho”, com diversas atrações do cenário LGBT e fóruns de debates. Com apoio da Coordenadoria Municipal de Políticas para LGBT’s, os shows serão realizados no domingo (28), na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O Festival simboliza o orgulho LGBT e reafirma o compromisso do Governo com as Políticas de Enfrentamento a Homofobia, bem como a valorização cultural do cenário LGBT no Ceará.

Artistas como as cantoras Mary Gomes, Lidiane Vaz e Di Ferreira (Banda The Dillas); os coletivos As Travestidas e As Divas; a ativista Lena Oxa; os DJ’s Gustavo Vibe, Ítalo Magno, Fábio Ballack, Adrian Brasil, Kaio Bastos, Marcos BDR e Alice Dote, Thiago Costta, Diego Baez, Lobinha, Leo Telles e Roberta Twiggy, são alguns dos nomes confirmados para celebrar a pluralidade do universo LGBT. O evento contará também com um Feirinha Mix de empreendedores LGBT e o lançamento de uma revista especializada.

Serviço:
Abertura oficial da Semana da Diversidade Sexual do Ceará
Hora: 09h
Dia: segunda-feira (22)
Local: Escola José Paulo de Sousa - CERU (Avenida Zezé Jucá, nº 1789, Itatira)


Palestras sobre os Direitos Humanos e a Diversidade Sexual
Hora: 14h
Dia: quinta-feira (25)
Local: Secretaria da Justiça e Cidadania (Rua Tenente Benévolo, nº 1055, Meireles)


Casamento Coletivo Civil Homoafetivo
Hora: 17h
Dia: sábado (27)
Local: Estoril (Rua dos Tabajaras, nº 325, Centro)


1º Festival do Orgulho LGBT do Estado
Hora: de 16h às 23h
Dia: domingo (28)
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, nº 81, Praia de Iracema)

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Velório de Paes de Andrade acontecerá nesta quinta-feira

O velório do ex-deputado federal Paes de Andrade, que faleceu nesta quarta-feira (17), acontecerá amanhã (18), a partir das 18h no Salão Negro da Câmara dos Deputados. No mesmo local será celebrada a missa de corpo presente.

O sepultamento ocorrerá às 14h30 na ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança.


quinta-feira, 11 de junho de 2015

Presidente nacional do PSB avisa: 'não queremos mais esse grupo de volta'

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou nesta quinta-feira (11) durante solenidade de filiação do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, que o ex-governador Cid Gomes e o irmão Ciro Gomes, continuam insistindo em voltar ao PSB. "Não queremos esse grupo de volta", ressaltou Siqueira.

"O PSB do Ceará será comandado por Roberto Pessoa, e quem sabe ele não será candidato a prefeito de Fortaleza", declarou Carlos Siqueira. A filiação do ex-prefeito foi considerada uma jogada de mestre da oposição, que impediu qualquer possibilidade de transferência dos irmãos Ferreira Gomes, e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que ainda procuram uma legenda.





i



quarta-feira, 10 de junho de 2015

Comoção marca enterro de Welington Landim em Brejo Santo‏

Sob forte comoção, foi enterrado na tarde desta quarta-feira (10/06), no Cemitério João Batista, em Brejo Santo, a 510 km da Capital, o deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Welington Landim (Pros). O sepultamento foi seguido por uma multidão, que acompanhou o cortejo do Ginásio “Welingtão” até o cemitério. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 70 mil pessoas participaram do velório.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), chegou ao velório na companhia do governador do Estado, Camilo Santana. O governador falou durante o velório e definiu Welington Landim como lutador, guerreiro e apaixonado pelo que fazia. “Um exemplo de pai, amigo, esposo e político que deixa um legado para as próximas gerações”, afirmou.
As palavras de Camilo Santana foram endossadas pelo ex-ministro Ciro Gomes e o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Domingos Filho, que destacaram o compromisso e dedicação do parlamentar com o desenvolvimento do Estado.
Fila
A viúva e ex­-deputada estadual, Gislaine Landim, os quatro filhos, Guilherme, Welington Landim Filho, Gilvan e Bárbara permaneceram durante todo o velório, enquanto a população fazia fila para dar o último adeus ao parlamentar, que foi também prefeito de Brejo Santo.
Sem conter as lágrimas, o filho de Welington Landim e atual prefeito de Brejo Santo, Guilherme Landim, agradeceu o carinho do povo cearense nesse momento de dor. O gestor fez questão de salientar que a Assembleia Legislativa era um dos locais preferidos do pai. “Essa Assembleia era o orgulho dele. Por isso fizemos questão de passar por lá. Sabemos que ele já está rezando lá em cima pela gente, um anjo forte que temos no céu”, disse.
Aos 80 anos, a moradora da comunidade de Vila Conceição, zona rural de Brejo Santo, Dona Maria Escobar, era uma dos milhares de brejo santenses que chorou a morte de Welington. Ainda com lágrimas nos olhos, a aposentada relembrou os feitos e o início da carreira política do deputado. “Quando minha filha esteve doente foi ele que pegou ela nos braços e a ajudou. Eu só queria arranjar um retrato ou um filme de Welington para eu passar na minha televisão. Deixar lá pra ficar todo tempo assistindo ele, porque abaixo de Deus tinha Dr. Welington”, destacou Dona Escobar.
Missa
A missa de corpo presente foi celebrada por Dom Fernando, da Diocese do Crato; pelo padre de Brejo Santo, Monsenhor Dermival e pelos padres Reginaldo, também de Brejo Santo; Cícero José, de Juazeiro do Norte; José Sampaio, de Petencoste; Ronailson, do Crato; Antônio Furtado, da Comunidade Shalon e Frei Paulo Sousa, de Penaforte.
 Welington Landim morreu aos 59 anos, na manhã dessa terça-feira, (09/06), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Mateus, em Fortaleza, acometido de meningite bacteriana.
 Também participaram do velório em Brejo Santo os deputados Walter Cavalcante (PMDB), Joaquim Noronha (PP), Danniel Oliveira (PMDB), Geová Mota (Pros), José Sarto (Pros), Roberto Mesquita (PV), Audic Mota (PMDB), Carlomano Marques (PMDB), Leonardo Pinheiro (PSD), Antônio Granja (Pros), Gony Arruda (PSD), Odilon Aguiar (Pros), Carlos Matos (PSDB), Robério Monteiro (PP), Zé Airton Brasil (PP), Moisés Braz (PT), Agenor Neto (PMDB), Evandro Leitão (PDT); os deputados federal Domingos Neto (Pros), Arnon Bezerra (PTB) e Antônio Balhmann (Pros); além de prefeitos, ex-prefeitos e vereadores da região do Cariri.
FOTOS: Edson Júnior Pio/ Assembleia