quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Balanço da Ferreira Guedes comprova sociedade com a Galvão Engenharia

Jorge Valença, o operador e homem de confiança do ex-governador Cid Gomes, o executivo no passado da Galvão Engenharia, e no presente da Construtora Ferreira Guedes se complica a cada dia e envolve o Governo do Ceará e até mesmo a prefeitura de Fortaleza na sua operação de uma empreiteira suceder a outra, assumindo as obras de infra-estrutura no Estado diante da prisão do presidente Dario Galvão e do envolvimento da Galvão Engenharia no Petrolão.

O Ministério Público Federal teve acesso como também o portal Cearanews7 comprovando a sociedade no papel entre as duas empreiteiras : Ferreira Guedes e Galvão Engenharia. Assim, foi fácil para o menino de ouro de Cid, Jorge Valença, fazer com que as obras da Galvão fossem assumidas pela empreiteira FG- Ferreira Guedes no Ceará.

Caberá ao MPF investigar se o governador Camilo Santana endossou essas trocas ou se ao assumir o Governo tudo já estava resolvido. O secretário de Fortaleza, Samuel Dias, também irá se explicar pois colocou a prefeitura numa saia justa diante das investigações que ocorrem no País com a Galvão Engenharia.



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Sérgio Moro quer saber como Galvão Engenharia repassou obras para Ferreira Guedes

Comprometida com desvios milionários na Petrobras - cálculos apontam rombo superior a R$350 milhões - a Galvão Engenharia está em recuperação judicial e com seu presidente Dario Galvão condenado a permanecer 12 anos na cadeia além de estar impedido de realizar obras com a União e os estados até que venha a assinar um acordo de leniência onde a empreiteira pague pelas fraudes cometidas contra os cofres públicos.

Mesmo ciente disso, o juiz Sérgio Moro e o procurador geral da República, Rodrigo Janot, devem investigar a operação que poderia ter sido montada pelo homem da Galvão Engenharia no Ceará, seu diretor Jorge Valença, para manter importantes obras no Estado. Valença foi o homem de confiança do governador Cid Gomes em seus oito anos de mandato, tanto que coube a Galvão Engenharia a execução das principais obras de infra-estrutura no Estado.

Jorge Valença é o responsável técnico do viaduto da Murilo Borges que caiu e também do viaduto da Aguanambi que também está sendo erguido pela prefeitura de Fortaleza

Oficialmente, impedido de continuar com suas obras no Ceará, o diretor da Galvão Engenharia, Jorge Valença, teria articulado para transferir todas as licitações ganhas no Estado e na prefeitura de Fortaleza para a empreiteira paulista Ferreira Guedes. Para viabilizar a liberação dos recursos e como aGalvão Engenharia estava proibida de atuar, Jorge Valença virou diretor da Ferreira Guedes.

Assim, a construtora Ferreira Guedes pelas mãos do operador preferido de Cid, Jorge Valença, permanece sendo a empreiteira forte na execução das obras de infra-estrutura, herdando quase tudo que era da Galvão Engenharia.


Hoje, diretor da Ferreira Guedes, Jorge Valença, alega estar rompido com o comando da Galvão Engenharia que sequer pagou seus direitos ao pedir demissão. Já o presidente da Galvão, Dario Galvão, negocia uma delação premiada onde um capítulo será dedicado ao Ceará e a atuação do seu operador Jorge Valença.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Viaduto da Murilo Borges com Raul Barbosa desaba em Fortaleza

Parte do viaduto localizado no cruzamento da avenida Murilo Borges com avenida Raul Barbosa caiu no início da noite desta segunda-feira (22).
Equipes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e do Corpo de Bombeiros já foram enviadas ao local.
Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, três pessoas estão soterradas




quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Cenários do Varejo 2016 começa nesta quinta-feira com 'Tendências e Inovações'

 Luiza Helena Trajano

Alexandre Van Beeck

A CDL de Fortaleza, a Faculdade CDL e a GS&MD Gouvêa de Souza realizam nos dias 18 e 19 de fevereiro a 10ª edição do “Cenários do Varejo”, na sede da entidade. O evento reúne um time de peso de palestrantes, nacionais e internacionais, que vão debater as principais tendências e inovações do varejo, apresentadas durante a 105º Retail’s Big Show, que ocorreu no último mês, em Nova Iorque.

A programação inclui palestras e painéis ministrados por empreendedores renomados em diversos ramos de atuação, como o diretor-geral da GS&MD - Gouvêa de Souza e membro do Conselho do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), Marcos Gouvêa de Souza, que abre a edição deste ano com a palestra “Em busca de novos caminhos no mercado e no consumo global e local”, às 19h, de quinta-feira (dia 18).

Já na sexta-feira (19), as atividades têm início às 8h, com o head de Consultoria da GS&AGR, Alexandre Van Beeck, que vai ministrar a palestra “Varejo e Consumidor: conexões reais em mundo digital”, seguindo às 8h40 com a palestrante Caroline Giordani, Diretora de projetos GS&ECOMM, que abordará o tema “O digital revolucionando o Varejo”. A programação segue às 9h20, com Manoel Alves Lima, professor de Ambientação de Varejo, no MBA de Varejo da FGV – São Paulo, que ministrará a palestra “Inovação no ponto de vendas”.

ENCONTRO DE LÍDERES

O último dia (19/02) reserva ainda espaço para um debate, às 10h30, mediado por Marcos Gouvêa, sobre “Como crescer e se desenvolver com grandes concorrentes internacionais?”, com a participação dos empresários Severino Ramalho Neto, presidente da CDL de Fortaleza e diretor-presidente dos Mercadinhos São Luiz; Deusmar Queiroz, vice-presidente da CDL de Fortaleza e presidente do Conselho do grupo Pague Menos; Liana Thomaz, sócia-diretora da Água de Coco; e Fernando Xavier, diretor acadêmico da Faculdade CDL.

Para encerrar o encontro, de 12h às 13h, a presidente do Magazine Luíza e do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), Luiza Helena Trajano, abordará o tema “Os desafios dos varejistas brasileiros”. A empresária é considerada uma referência do varejo nacional.

PARTICIPAÇÃO

O encontro tem como público-alvo associados da CDL de Fortaleza e do interior do Estado, estudantes da Faculdade CDL, dirigentes e líderes de entidades classistas direcionadas para o apoio ao comércio.

O “Cenários do Varejo 2016” é uma realização da CDL de Fortaleza, Faculdade CDL e GS&MD Gouvêa de Souza, com o apoio do Sistema CNDL e Banco do Nordeste (BNB).

 SERVIÇO: 10ª edição do Cenários do Varejo 2016 – Dias 18 e 19 de fevereiro, na sede da CDL de Fortaleza (Rua 25 de março, 882, Centro). Informações: (85) 3433.3012.