quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Justiça determina derrubada barracas na praia do Cumbuco

A Justiça determinou a derrubada de duas barracas instaladas na Praia do Cumbuco, em Caucaia. Com apoio da agentes da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Ibama, os oficiais de Justiça entregaram a notificação aos proprietários, e em seguida realizaram a derrubada das estruturas.

De acordo com a Lei Federal número 9.605, de 1998, é crime passível de multa e reclusão qualquer ação no sentido de dificultar ou impedir o uso publico das praias. O pedido de demolição partiu do Ministério Público Federal, justificando que as barracas estavam instaladas irregularmente em espaço que também é definido como Área de Preservação Permanente. Os proprietários alegaram que não é previsto nenhum tipo de indenização que reponha o valor investido nos imóveis.
A prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Patrimônio Serviços Públicos e Transporte - SPSPTrans - deu apoio operacional à ação da União. Segundo o secretário Beto Martins a SPSPTrans também cumpriu ordens da justiça para fazer a limpeza da área notificada, salienta que a iniciativa é federal.
Ao todo foram notificados 27 imóveis, mas apenas as duas barracas da orla do Cumbuco foram derrubadas. 



segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Primeiro dia de faixa exclusiva de ônibus na Avenida da Universidade tem trânsito intenso

O primeiro dia de funcionamento das faixas exclusivas para ônibus na Avenida da Universidade não apresentou nenhuma modificação no tráfego de veículos. No final da tarde e início da noite, horário de maior movimentação, o congestionamento de veículos começava pouco antes do cruzamento da avenida Domingos Olímpio.

E como acontece diariamente, motoristas tiveram que enfrentar o trânsito parado no trecho a poucos metros do Shopping Benfica. Para fugir do engarrafamento, motoristas de ônibus, vans e carros particulares utilizaram contra-mão da rua Princesa Isabel.




sábado, 16 de agosto de 2014

Documento comprova que Argôlo mediou esquema de doleiro com empresas cearenses

Planilha publicada na edição desta semana da revista Veja,revela o método usado no esquema bilionário de lavagem de dinheiro chefiado pelodoleiro Alberto Youssef. Na quarta-feira passada, a contadora de Youssef, MeirePoza, prestou depoimento ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmaracomo testemunha no processo de cassação do deputado baiano Luiz Argôlo (ex-pp,atual SDD).
Ele é um dos políticos que aparecem na lista debeneficiários do esquema chefiado pelo doleiro. Segundo a contadora, oparlamentar era sócio nos negócios escusos do doleiro e recebeu gordascomissões da quadrilha que, entre outras atividades, intermediava pagamentos depropina a políticos corruptos – as famosas malas de dinheiro.
O documento publicado na Veja, mostra que o grupo faturou R$8 milhões em apenas quinze operações distribuídas pelos nãos de 2012 e 2013. Nocaso de Argôlo, a planilha mostra que o deputado mediou negócios que soma 1,7milhão de reais junto às empresas Grande Moinho Cearense e M Dias Branco S/A.Negócios classificados por Meire Poza como “ilícitos”.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Tasso lidera corrida ao Senado Federal com 53% das intenções de voto

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostra que o ex-governador Tasso Jereissati lidera corrida ao Senado no Ceará./ Tasso aparece com 53% das intenções de voto, seguido de Mauro Filho (PROS) com 18%, Raquel Dias (PSTU) 5% e Geovana Cartaxo (PSB) com 3%./ Foram entrevistados 1.108 eleitroes em 41 municípios cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos./ A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 00013/2014./

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostra que o ex-governador Tasso Jereissati lidera corrida ao Senado no Ceará. Tasso aparece com 53% das intenções de voto, seguido de Mauro Filho (PROS) com 18%, Raquel Dias (PSTU) 5% e Geovana Cartaxo (PSB) com 3%.

Foram entrevistados 1.108 eleitores em 41 municípios cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 00013/2014.

A pesquisa foi divulgada às 22h15 no site da Folha de S. Paulo, e retirada do ar minutos depois. Confira abaixo o gráfico publicado:


sábado, 9 de agosto de 2014

Em Sobral, lideranças políticas da Região Norte afirmam apoio a Eunício

Sobral recebeu, nesta sexta-feira (08), o candidato ao Governo do Estado, Eunício Oliveira, Roberto Pessoa, seu vice, e Tasso Jereissati, que concorre a senador. De acordo com a coordenação da campanha, uma carreata de mais de mil veículos recepcionou os candidatos da coligação “Ceará de Todos” e percorreu vários bairros da “Princesinha do Norte”. Ao final da carreata, Eunício, Roberto e Tasso reuniram-se com lideranças de mais de 30 municípios de várias regiões do Ceará, que lotaram um auditório para debater com o próximo governador do Estado as necessidades da população, na busca de um Ceará mais justo e mais igual para todos.

Geração de emprego e renda, interiorização dos recursos e do desenvolvimento, políticas públicas de convivência com a seca, melhorias na saúde, educação e segurança, foram alguns dos assuntos abordados. Eunício prometeu, se eleito, criar a secretaria da micro e pequena empresa, dando a oportunidade para os jovens que querem iniciar seu primeiro negócio.  Na última quinta-feira (07), a presidente Dilma Rousseff sancionou projeto do novo Supersimples relatado pelo peemedebista no Senado, garantindo a redução de 46% nas cargas tributárias e estimulando ainda mais a geração de novos negócios.   “Vamos juntos nessa caminhada”, convocou Eunício.

Conforme o peemedebista, no momento em que decidiu colocar seu nome na disputa ao Governo do Estado, comprometeu-se a lutar por um Ceará de todos os irmãos cearenses. Eunício fez questão de destacar ser essa uma eleição dos homens e mulheres simples do Ceará, que esperam por um estado mais igualitário. “É o Ceará se levantando para dizer: queremos nossa autoestima de volta”, pontuou.

Ele lembrou de sua trajetória de vida, a sua coragem de sair do Interior do Ceará, Lavras da Mangabeira, para estudar em Fortaleza, assegurando ser com essa mesma coragem que vai tornar o Ceará um estado melhor para todos, se o povo lhe conceder a honra de governar o Estado. “Dormi em beliche de rede na Casa do Estudante e venci honestamente com o suor desse rosto”, destacou.

Segundo Eunício, o Estado padece com as políticas públicas ofertadas hoje nas áreas da saúde, educação e segurança. Além disso, lembrou, o planejamento para enfrentar a seca está abandonado, não havendo prioridade para a garantia de água aos homens do campo. “As prioridades estão invertidas. Ao invés de estar fazendo barragens para reter água, estão fazendo aquário e gastando 1 bilhão de reais”, lamentou, declarando que está indo para as ruas, lutar pelo povo, por não concordar com esse tipo de atitude.

De acordo com Tasso, muitos municípios estão sem água na torneira. Se não fosse o Castanhão, aponta, a situação poderia ser pior. “As pessoas estão sem água para beber e cozinhar. Estou absolutamente perplexo com esse drama que se anuncia. Qualquer governo que tem o mínimo de bom senso e humanidade estaria preocupado em tomar uma providência”, observou.

Na opinião de Tasso, para sentir a gravidade dos problemas é preciso chegar perto do povo e é isso que os candidatos da coligação “Ceará de Todos” estão fazendo. “A gente está com o povo e fazemos política com o povo. O cearense é altaneiro, altivo, tem a cabeça erguida e enfrenta tudo”, finalizou.

Roberto Pessoa afirmou não ter dúvidas que o povo consagrará Eunício o próximo governador do Ceará, pois sente isso nas ruas, no diálogo com as pessoas. O deputado estadual Roberto Mesquita (PV) defendeu ser preciso fazer com que o governo chegue ao povo mais carente, acreditando que Eunício fará um Ceará mais justo e mais igual. “Em cada canto, em cada esquina, as pessoas dizem: eu sou Eunício”.  Para Ricardo Barreto, ex-prefeito de Sobral, o Ceará necessita de renovação e por isso está ao lado de Eunício.

Dentre as lideranças presentes à reunião, estavam representantes de Frecheirinha, Forquilha, Bela Cruz, Meruoca, Massapê, Coreaú, Ubajara, Uruoca, Groaíras, Tianguá, Martinópole, Reriutaba, Fortaleza, Hidrolândia, Ibiapina, Ipu, Pacujá, Alcântaras, Varjota, Santa Quitéria, Granja, Camocim, Alcântara, Chaval, Barroquinha e Santana do Acaraú.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014



Uma rebelião acontece, neste momento, na Cadeia Pública de Quixadá, no Sertão Central cearense.

De acordo com a 2ª Companhia do 1º Batalha da Polícia Militar, localizado no município, a revolta dos internos começou após uma vistoria realizada na unidade prisional. Celas foram arrombadas e colchões foram queimados, causando um incêndio no local. Os bombeiros foram acionados e não há informações sobre mortos ou feridos.

Mais informações em instantes.


Cid inicia bate-papo virtual para responder críticas de Tasso



A conversa tem, como principal objetivo, responder às críticas que Tasso Jereissati fez ao Governo Federal e ao Governo do Estado.

 
Conforme anunciou na manhã desta quinta-feira (7),o governador do Estado do Ceará, Cid Gomes (Pros), iniciou um bate-papo com internautas em sua página no Facebook.
A conversa virtual tem, como principal objetivo,responder às críticas que o ex-governador e ex-senador Tasso Jereissati (PSDB)fez ao Governo Federal e ao Governo do Estado.
Nessa quarta-feira (6), também em bate-papo virtual, Tasso, que é candidato ao Senado pela coligação “Ceará de todos”,lamentou que “a qualidade dos serviços de Saúde esteja tão ruim”, criticou as chamadas “obras faraônicas” da gestão cidista e classificou como “desmantelada”a atual situação da Segurança Pública no Estado.   
Cid Gomes é o arquiteto da coligação "Para o Ceará seguir mudando", que tem o petista Camilo Santana como postulante ao Governo, Izolda Cela (Pros) como vice e Mauro Filho como candidato ao Senado.
Em instantes, mais informações


terça-feira, 5 de agosto de 2014

Detentos da Cadeia Pública de Itapajé postam fotos com armas

A Justiça determinou a remoção imediata de presos que cumprem pena irregularmente na Cadeia Pública de Itapajé. O local tem capacidade para 25 detentos, mas conta com uma população carcerária de mais de 70 presos. Além disso, celulares são utilizados livremenente dentro da unidade, facilitando ação de detentos que tiram fotos livremente do interior da carcerarem com armas e utilizam em postagens nas redes sociais. 
Mas, as cenas de absurdo não param por ai: o único telefone no local é um orelhão que fica fora da cadeia, e segundo moradores, detentos já foram vistos atendendo ligação livremente. "A situação na cadeia facilita a ação dos detentos,  muitos deles comandam o tráfico de drogas de dentro da cadeia", ressalta um morador da cidade que não quis se identificar.
A segurança no local é feita por três agentes prisionais desarmados. Apenas este ano, já ocorreram 2 fugas, 1 resgate e 6 tentativas de fuga no local. Com isso, a Justiça determinou também que, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, sejam disponibilizados dois policiais militares diariamente para o exercício da guarda externa da Cadeia Pública de Itapajé. Além disso, o Estado do Ceará deve apresentar no prazo máximo de 90 dias o cronograma de execução do projeto de reforma da estrutura.
Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 1 mil, por infração, a ser imputada ao Estado do Ceará e ao gestor da Secretaria de Justiça do Ceará.






segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Oman Carneiro acusa Veveu Arruda de perseguição política

Guerra em Sobral. O sobralense Oman Carneiro (PP), ex-assessor de Assuntos Federativos do Governo do Estado do Ceará, usou sua página pessoal no Facebook para declarar guerra ao prefeito de Sobral (238km de Fortaleza) , José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, conhecido como Veveu Arruda (PT).
Omar afirmou que vem sendo procurado por funcionários da Prefeitura de Sobral com a queixa de que estão sendo perseguidos deste que anunciaram apoio político a sua candidatura a deputado estadual.
“Com tristeza, recebi ligações de conterrâneos que optaram por meu nome para dep. estadual e que ocupam cargos na prefeitura de Sobral que, aqueles que continuarem trabalhando o meu nome, perderão seu emprego que, deveria ser publico, mas nesse caso passa a ser privado”, publicou Omar.

Além desta acusação mais direta, são frequentes, no perfil de Omar Carneiro, postagens com citações sobre tirania.


sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Ciro lança argumento falso em confronto com Jade Romero

No embate virtual entre o secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes (Pros) e a ex- secretária de Participação Popular de Fortaleza, Jade Romero (PMDB), ocorrido nessa quinta-feira (31), o secretário lançou mão de um argumento falho.
  
Na troca de acusações, Jade citou uma investigação, registrada pela revista Veja, em setembro de 2010, na qual Ciro e seu irmão Cid Gomes, governador do Estado do Ceará, são acuados de envolvimento no esquema de fraudes em contratos públicos batizado de “integração cearense”. 

O secretário se defendeu dizendo que a reportagem não passava de uma “armação” e que foi prontamente desmentida pela Polícia Federal. Para reforçar seu argumento, Ciro afirmou que, na época, processou a revista. Contudo, o irmão de Cid omitiu o desfecho do processo: a revista Veja saiu vitoriosa em 1ª instância, 2ª instância e no Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Entenda o caso

A Polícia Federal investigou o desvio de R$ 300 milhões em recursos do Ministério da Integração Nacional, por meio de contratos com prefeituras do Estado. O dinheiro era repassado para empresas contratadas em licitações viciadas. O golpe teria ocorrido entre os anos de 2003 e 2009. No período, Ciro comandava o Ministério (2003/2006) e Cid cumpria seu primeiro mandato como governador (2006/2010). Com a repercussão da matéria, o caso ganhou notoriedade nacional.

No dia 20 de setembro de 2010, a Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará divulgou uma nota na imprensa que colocou em dúvida as informações do periódico. Na declaração, a instituição esclarecia que as investigações em andamento não alcançavam qualquer autoridade federal ou estadual detentora de foro privilegiado. Sendo assim, os nomes do governador Cid e do então deputado federal Ciro não constavam do processo. A nota da Polícia Federal à imprensa foi divulgada enquanto o processo seguia em primeira instância e foi desmentida na própria matéria da revista Veja.

À época, Ciro Gomes processou o jornalista da revista Veja Leonardo Coutinho, responsável pela matéria intitulada “Polícia Federal investiga escândalo que envolve os irmãos Ciro e Cid Gomes”. O STJ rejeitou a queixa-crime por falta de justa causa e por tratar-se, de acordo com o despacho da ministra Marilza Maynard, “de matéria jornalística que divulgou fato que se encontra sob investigação, o que foi noticiado e, portanto, não se pode afirmar que sejam inverídicas as afirmações, quer porque a investigação não foi concluída, por ocasião da divulgação da notícia, quer porque o que se noticiou foi a existência de uma investigação que realmente ocorria.”

Vale lembrar que, na ocasião, o governador Cid Gomes também apresentou uma queixa-crime, no caso, contra Leonardo Coutinho, Roberto Civita, Euripedes Alcântara e Mario Sabino. A exposição foi rejeitada em primeira e segunda instancias.