sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Professores fazem velório simbólico da URCA e da educação no Ceará






Centenas de manifestantes, entre professores, alunos e funcionários da Universidade Regional do Cariri (URCA) fizeram, na tarde dessa quarta-feira (29), o velório simbólico da instituição. O movimento foi realizado nas dependências da Universidade (Campus do Pimenta) e na Praça Siqueira Campos, em Crato.
Segundo manifestantes, o movimento teve o objetivo de chamar a atenção da sociedade caririense para a proposta apresentada pelo Governador Cid Gomes a categoria, em greve desde o dia 15 de setembro. Os grevistas consideraram a proposta como absurda.
Durante um encontro com o comando da greve, no último dia 21, o governador sugeriu que cada professor da instituição permaneça 52% do tempo devido, em sala de aula. Para a direção do Sindicato dos Docentes da URCA (Sindurca), a proposta compromete, em muito, as atividades extrassala como pesquisa, orientação e extensão.
Além disso, ao transformarem a proposta em prática, através de cálculos matemáticos, os diretores do Sindurca descobriram que, pela proposta, a Universidade teria uma força excedente de 37 professores. Ou seja, segundo a sugestão do governador, a URCA tem professor sobrando.
Para o presidente do Sindurca, professor Gustavo Nobre, a proposta, na prática, sugere que a Universidade elimine 37 professores do seu quadro já escasso. “É algo como pedir para matar 37 professores e a URCA, por tabela. É um verdadeiro absurdo se levarmos em consideração que estamos pedindo a efetivação de 26 professores de forma emergencial e mais 119 para completar o quadro de efetivos,” disse Augusto.
A outra proposta do governador Cid, durante o encontro, foi que os professores voltassem às salas de aula que no dia seguinte seriam feitas as 26 nomeações dos aprovados no último concurso. Em Assembleia no dia 23, a categoria decidiu não confiar na palavra do governador e deu sequência a greve. Nenhum professor foi nomeado.
O concurso realizado em 2010 e renovado por mais dois anos em 2012, venceu no dia 25 deste mês. Mas, uma ação do Ministério Público do Estado, através das promotorias de Crato e Juazeiro do Norte, pedindo a imediata nomeação e posse dos 26 professores, acabou levando a questão para o campo jurídico, onde deverá ser resolvido.
O comando de greve já agenda novas manifestações e diz que a expectativa é que a greve se estenda, pelo menos, até o fim do ano quando assumirá o outro governador eleito.
Cid ministro da Educação
O ato, intitulado “marcha fúnebre”, foi divulgado nas redes sociais como sendo o velório dos 37 professores da Universidade Regional do Cariri-URCA, os quais o governador Cid Gomes teria, supostamente, apontados como excedentes no quadro de docentes da Universidade.
Segundo a página de Facebook denominada “A URCA não foge à luta”, atrelada ao Sindurca (Sindicato dos Docentes da URCA), a manifestação não representava apenas o falecimento dos professores e da educação no Ceará, mas, também, um lamento pela suposta indicação de Cid para o comando do Ministério da Educação.  
“É com muito pesar que anunciamos o falecimento de 37 professores da Universidade Regional do Cariri-URCA, ao mesmo tempo em que comungamos, com toda sociedade Brasileira, o nosso pesar com a Educação do país, caso Cid Ferreira Gomes assuma de fato o Ministério da Educação”, diz uma publicação da página.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

PMDB quer ministério para Eunício, caso Cid vá para Educação


A cúpula do PMDB no Senado reuniu-se, na terça-feira (28), com o vice-presidente Michel Temer (PMDB) para negociar os cargos políticos que devem ser destinados ao partido com a reeleição de Dilma Rousseff. Os peemedebistas, que compõem a maior bancada da Casa, querem o senador Vital do Rêgo, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, à frente de algum ministério.

Além disso, as lideranças do partido não estão nada satisfeitas com a proximidade entre a presidenta e o governador Cid Gomes (PROS), que tem o nome cotado para assumir o ministério da Educação. Caso o cearense realmente seja nomeado ministro, os peemedebistas exigem que o senador Eunício Oliveira, derrotado na disputa pelo Palácio da Abolição, também tenha um ministério pra chamar de seu.

A reeleição de Dilma garantiu, pelo menos, mais quatro anos de PT à frente do País, porém não resolveu os atritos na base aliada petista. A aliança PT-PMDB continua fragilizada e tem como um dos pilares de sustentação a proximidade entre o ex-presidente Lula (PT) e Eunício. Todavia, a preferência da presidenta por Cid, que vinha sendo abafada, voltou à tona com a vitória do candidato apoiado pelo governador no Ceará, Camilo Santana (PT), deixando o clima entre os dois partidos tenso. Agora, está nas mãos de Dilma fazer ou não concessões aos peemedebistas para acalmar os ânimos.

Futuro de Eunício

Com a derrota no Ceará na disputa pelo governo, Eunício agora tem dois prováveis caminhos de ascensão. O primeiro deles, que já vem sido posto em pauta há tempos, é a presidência do Senado. O atual líder da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB), já anunciou que não deve disputar o cargo, deixando o caminho livre para o nome do correligionário. Mas a perspectiva de assumir um ministério no governo Dilma também chama a atenção do senador, que já esteve à frente da Pasta de Comunicação na administração de Lula.

* Com informações da coluna de Denise Rothenburg (Correio Braziliense) desta quarta-feira (29).


terça-feira, 28 de outubro de 2014

Após eleger Camilo, Cid Gomes quer ser presidente da República



O notável desempenho do governador do Ceará, Cid Gomes, nas eleições deste ano, impulsionou-o a projetos mais ousados. Após fazer seu sucessor no Estado e contribuir consideravelmente para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), Cid Gomes quer ser presidente da República. O governador tem um palpite de que o ex-presidente Lula não regressará no próximo pleito.
Segundo a coluna Brasília-DF, de Denise Rothenburg (do Correio Braziliense), desta terça-feira (28), Cid busca tirar Dilma da dependência do PMDB para, com isso, se cacifar para a candidatura ao Planalto, em 2018.
Calculista que é, o governador sabe que tal ambição exige planejamento detalhado, por isso, traçou planos para curto, médio e longo prazo. Conforme o Ceará News7 antecipou, a pretensão imediata de Cid é a criação de um novo partido, que deve condensar sua legenda, o PROS, e os aliados PDT e PCdoB. A nova sigla seria uma via mais cômoda para arregimentar todos os apoiadores dos irmãos Ferreira Gomes, em especial, o governador eleito, Camilo Santana (PT), afiliado do PT.
Caso não logre êxito, seu plano B seria migrar para o PT. Apesar de, aparentemente, esta ser a forma de melhor aproximar-se de suas pretensões palacianas, o desembarque seria o caminho mais tumultuado para tal fim, uma vez que alteraria a conjuntura política em níveis estadual e nacional.
Já na “porta de entrada”, dois problemas. O primeiro, seria convencer seu irmão Ciro Gomes a também entrar e, o segundo, convencer Luizianne Lins (PT) a não sair. A ex-prefeita de Fortaleza e deputada federal eleita já deixou bastante claro que não pretende dividir legenda com os “FGs”, seus desafetos políticos. Em outro momento, a lôra decretou que, se Cid e Ciro entrassem para o PT por uma porta, na mesma hora, ela sairia por outra.   
Outra pedra já foi previamente colocada no caminho de Cid Gomes. Em seu primeiro pronunciamento após ser reeleita presidente da República, Dilma homenageou seu vice, Michel Temer (PMDB), decretando vida longa à aliança entre petistas e peemedebistas.    

sábado, 25 de outubro de 2014

Cid propõe criação de uma nova legenda, logo após as eleições

Depois de passar pelo PMDB, PSDB, PPS e PSB, o governador Cid Gomes, hoje no PROS, pretende encampar a criação de novo partido, logo após as eleições deste ano. A proposta está sendo cogitada por conta do desempenho do recém-instituído Partido Republicano da Ordem Social, que elegeu apenas 11 deputados. A informação está publicada na coluna do jornalista Ilimar Franco, neste sábado (25), no Jornal O Globo.

Cid quer que seus correligionários procurem outras legendas, que tenham alguma afinidade com seu grupo político, para promoverem o fortalecimento de ambos com a criação de um bloco ou até mesmo por meio de uma fusão.

A nova sigla seria uma via mais cômoda para arregimentar todos os apoiadores dos irmãos Ferreira Gomes, em especial o candidato ao Governo do Estado, Camilo Santana (PT), apadrinhado pelo clã neste pleito.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Secretário da Educação de Aracati faz campanha em escolas do município



O secretário da Educação de Prefeitura de Aracati, Francisco José Mendes de Freitas, mais conhecido como Professor Mendes, aparentemente, abandonou seu papel de gestor público para atuar fortemente na campanha de seu correligionário, Camilo Santana (PT), que segue em disputa pelo Governo o Estado. Diariamente e durante seu horário de expediente, o secretário é visto buscando votos nas escolas do município, onde pais, alunos e professores são abordados por ele e seu grupo de ação com adesivos e outras propagandas.

De acordo com a Justiça, servidores públicos não podem participar de qualquer ato que configure campanha eleitoral, como "bandeiraços" e distribuição de materiais, em horário de expediente. A prática configura propaganda irregular com o benefício ao candidato por m

eio do uso da máquina pública. Além disso, é proibido ofertar santinhos e materiais de campanha em prédios públicos. Ressalta-se ainda que o uso de bens públicos também é vedado, inclusive fora do horário de expediente, como, por exemplo, o uso de carros oficiais e celulares institucionais para fins eleitorais. 

A conduta do Professor Mendes como secretário da Educação em Aracati torna-se ainda mais questionável por conta das denúncias de descaso com as condições de funcionamento das escolas do Município. Na comunidade de Cantinho de Cima, a escola Francisco Cavalcante está sem abastecimento d’água há quase um mês. Pais de alunos reclamam que a instituição, que atende crianças de 03 a 05 anos de idade, funciona sem a mínima condição sanitária, já que não há como lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho ou até mesmo limpar os banheiros. A escola até recebe os alimentos para a merenda dos alunos, mas não há como prepará-los por conta da falta d’água.

Os moradores da região alegam que a escola apresenta problemas de abastecimento desde fevereiro deste ano e que o Professor Mendes foi informado da situação. Aparentemente, por conta de seu forte envolvimento com a campanha eleitoral, o secretário da Educação de Aracati esqueceu-se de procurar uma solução para atender as necessidades das crianças do Município.

A reportagem do Ceará News 7 tentou entrar em contato por telefone com a Secretaria da Educação de Aracati. Impressionantemente, não havia ninguém que pudesse atender às ligações no local.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dilma compartilha publicação de Camilo Santana no Facebook

O perfil oficial no Facebook da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), compartilhou, na tarde dessa quarta-feira (15), publicação do candidato ao Governo do Ceará Camilo Santana (PT), em que o petista afirma que está junto com a presidente “para fazer mais pelo Brasil e pelo Ceará”. 
Como Dilma e o ex-presidente Lula firmaram acordo de neutralidade com Camilo e com seu adversário, Eunício Oliveira (PMDB), qualquer indício de apoio a um ou a outro postulante ao Governo do Ceará é amplamente explorado pelas campanhas. Após a página de Dilma reproduzir a postagem de Camilo, usando a hashtag “#TamuJunto”, o perfil do petista comemorou o que chamou de declaração de Dilma de apoio à sua candidatura.
“Pelo Facebook, Dilma declara apoio a #Camilo13Governador. #TamoJunto, presidenta! Vamos fazer o Brasil e o Ceará seguirem avançando!”, diz a publicação na página de Camilo Santana. 
No início desta semana, em encontro com sindicalistas em São Paulo, Dilma posou para uma foto ao lado de apoiadores de Eunício, segurando a bandeira do peemedebista. O aceno para ambos os lados condiz com a “postura bastante moderada” com que a presidente prometeu tratar a sucessão estadual no Ceará.  


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Capitão Wagner acusa Ciro de esfaquear banner de campanha e intimidar dona de casa

Após trocar farpas com o governador Cid Gomes (PROS), o deputado estadual eleito Capitão Wagner (PR) acusou, na noite da quarta-feira (8), através de redes sociais, o secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes (PROS), de subir em cima de um muro e rasgar a facadas um banner do parlamentar que ficava em uma casa na frente da residência oficial do governador.

Segundo Wagner, Ciro teria ainda afirmado que "daria um tiro na cara" do responsável por colocar o banner naquele lugar se descobrisse quem foi. O deputado ainda sugeriu que Ciro, na ocasião, estaria sob efeitos de drogas. Ainda de acordo com o Capitão, a dona da casa cujo muro foi escalado pelo secretário está "apavorada e com medo de represálias".

Confira a íntegra da publicação de Capitão Wagner:

"No dia 05 de outubro de 2014, após indicar um Poste e ver a dificuldade mesmo com o derramamento de dinheiro na candidatura do Camilo Banheiro Santana, o irmão do Governador, Secretário de Saúde (que não existe no nosso Estado) Ciro Gomes, provavelmente após ter inalado alguma substância que lhe tirou o juízo e após verificar que eu fui eleito o Deputado Estadual mais votado da história política do Ceará, o dito criminoso se dirigiu a uma casa localizada na Rua José Vilar 335, em frente a residência oficial do Governador, subiu no muro da residência e com uma faca pinicou um banner que tinha minha propaganda eleitoral. A proprietária da casa ficou muito assustada em virtude dos gritos e facadas que o criminoso proferiu no material de propaganda eleitoral. O Secretário de Saúde (criminoso) ainda disse que se soubesse quem tinha colocado aquele banner no local daria um tiro na cara. A família se encontra apavorada e com medo de represálias por se tratar do irmão do Governador. Queria ver se esse Secretário de Segurança do Estado é homem de verdade e honra a sua função e manda abrir um inquérito contra o acusado. Dia desses ele obrigou um Delegado a fazer um Inquérito contra mim por conta de uma postagem no facebook. Será que esta postagem ele vai ler? O próprio Governador agrediu durante a Copa do mundo um cidadão e nunca foi aberto um Inquérito para apurar o caso. Esse é o secretariado que temos no Estado do Ceará. Ah! Dr. Servilho se quiser abrir outro Inquérito contra mim e coagir os Delegados para me indiciarem: Fique a vontade!!!!!"Toma lá, dá cá

Desde o dia das eleições, 5 de outubro, Capitão Wagner e os irmãos Ferreira Gomes vêm protagonizando os principais embates deste segundo momento da corrida pelo Abolição. Nessa quarta-feira (08), o parlamentar denunciou, na Câmara Municipal, que diversas viaturas da polícia militar tiveram problemas no dia das eleições. De acordo com Wagner, os carros paravam de funcionar quando os policiais recebiam denúncias de irregularidades e locais de votação.

No domingo (5), Cid Gomes acusou o vereador de liderar um núcleo da Polícia Militar que teria abusado da autoridade para oprimir militantes do candidato ao governo do Ceará Camilo Santana (PT). Em resposta, o deputado eleito classificou o ataque do governador como "desespero" e elogiou a atuação isenta das polícias Militar, Rodoviária Federal e Federal, que trabalharam no sentido de tentar impedir crimes eleitorais, como as práticas de “boca de urna” e de compra de votos.

O duelo, no entanto, não surgiu com a disputa eleitoral. São antigas as acusações de Cid e Ciro Gomes de que Capitão Wagner comanda uma "milícia" dentro da Polícia Militar. "O governo do Estado há muito tempo fala nessa milícia que existiria dentro da corporação (PM), mas em nenhum momento aponta nomes de quem seriam os integrantes dessa milícia ou qual crime que esses milicianos estariam cometendo", retrucou Wagner. 

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Radialista é agredido e sofre ameaças de morte em Pedra Branca


Radialista é agredido e sofre ameaças de morte em Pedra Branca

Edilton Ferreira, que há dez anos está presente na programação diária da Rádio AM Trapiá, transmita para o município cearense de Pedra Branca e região, teve que chamar a polícia ao chegar ao trabalho nesta segunda-feira (06) após ser agredido e ameaçado de morte por Moisés Mendes. O agressor é filho do diretor da emissora, o ex-prefeito Antônio Góis.

De acordo com a denúncia, que foi tornada pública pela vítima, a violência, física e verbal, teria como causa o seu posicionamento nas eleições do último domingo (05), já que ele foi contrário ao grupo político que comanda a rádio local.

Por conta da divergência, o radialista relata que foi perseguido por Moisés Mendes, que chegou a invadir sua casa para reafirmar as ameaças.

Mesmo temendo por sua integridade, Edilton diz que encaminhou o caso a polícia juntamente com as provas do assédio que vem sofrendo.

A produção do Ceará News 7 tentou entrar em contato por telefone com a direção da Rádio AM Trapiá e com o ex-prefeito Antônio Góis, mas ninguém atendeu às ligações.

Leia a nota que Edilton Ferreira publicou em seu perfil pessoal no Facebook.

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS AMIGOS DE PEDRA BRANCA.
Meus amigos Pedrabranquences é com muita tristeza que venho aqui expressar a minha indignação pelo fato ocorrido com a minha pessoa, e ao mesmo tempo tornar publico, pra que todos tomem conhecimento e saibam o que realmente está acontecendo.
Durante uma década da minha vida, exatamente 10 anos dediquei a minha vida e meus serviços profissionais, doei-me literalmente inclusive sofri duas tentativas de homicídio por sempre defender a um grupo político de Pedra Branca, na qual tenho muito respeito e admiração pelo trabalho prestado ao povo de Pedra Branca.

Durante a campanha que se encerrou ontem dia 05 de outubro 2014, e entendendo que o voto é livre tomei uma decisão em trabalhar e votar em outros candidatos que não era os candidatos desse grupo político.

Sofri durante toda a campanha pressões e ameaças, e hoje segunda feira dia 6 de outubro ás 7 horas ao chegar da emissora AM TRAPIÁ para trabalhar, sofri agressões moral e físicas além de claramente ser ameaçado de morte Pelo filho do ex-prefeito Antônio Góis, Moisés Mendes, mais as ameaças não pararam e agressão não parou a minha casa e o meu estabelecimento comercial foi invadido pelo mesmo MOISÉS MENDES, além disso recebi ligações ameaçadoras e comprometedoras, a policia foi acionada e vou agir dentro da lei.

Quem acompanha o meu trabalho sabe que nós últimos dias tenho falado de paz, e convidado o povo de Pedra Branca á não aceitar truculência arrogância de quem quer que seja.

Encerro dizendo que a minha integridade física está ameaçada tenho inclusive provas que serão entregues a justiça e a imprensa.

Peço humildemente as orações de todos e tenho certeza que Deus estará no controle de tudo.

José Edilton Ferreira de Sousa.
Radialista.

Vereadora do PSOL declara apoio à Dilma Rousseff

A vereadora Toinha Rocha (PSOL) utilizou seu tempo no grande expediente na Câmara Municipal de Fortaleza, nesta terça-feira (07), para declarar seu apoio à Presidenta Dilma Rousseff (PT), que é candidata à reeleição. De acordo com a parlamentar, o atual governo tem muitos problemas, mas é a melhor opção no segundo turno.

“Apesar de algumas derrotas sentidas, não podemos ter sentimento de frustração com essa campanha que foi muito expressiva para o PSOL. É muito gratificante para nós termos uma militância inigualável e candidatos que, mesmo sem êxito eleitoral, contribuíram nessa construção coletiva”, afirmou.

POSICIONAMENTO PARTIDÁRIO
Renato Roseno, deputado estadual eleito pelo PSOL, esclareceu que a declaração de apoio de sua correligionária não reflete o posicionamento do partido e que a declaração expressa a opinião pessoal da vereadora Toninha Rocha. Em entrevista ao Ceará News 7, Renato afirma que o PSOL não irá apoiar nenhuma das candidatos que disputam o segundo turno das eleições, nem para o Governo do Ceará e nem para a Presidência da República.

* Com informações da CMFOR

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A Câmara terá 198 novos deputados a partir de 2015. Outros 25 que não participaram da legislatura anterior, mas já tiveram mandato em algum momento, retornam à Casa. Esses 223 deputados correspondem a uma renovação na Casa de 43,5%.

Esse percentual é um pouco menor do que o verificado em 2010, que chegou a 46,4%. Historicamente, a média de substituição na Casa fica sempre em torno de 40% a 50%. Dos atuais 513 parlamentares, 290 foram reeleitos – incluindo suplentes que exerceram o mandato entre 2011 e 2014 –, o que corresponde a 56,5%. A porcentagem daqueles que assumem o mandato pela primeira vez é de 38,6%.

O resultado é parcial porque ainda faltam ser computados os votos de duas urnas no Amazonas.

Reeleição nos partidos
Em relação aos partidos, o PT foi o que mais reelegeu deputados (48), seguido pelo PMDB, (38). No entanto, os dois partidos tiveram suas bancadas reduzidas na Câmara dos Deputados.

Proporcionalmente ao tamanho da bancada, o Solidariedade (SD) foi o partido que teve o maior índice de reeleição, 73,3%, ou seja, dos 15 deputados eleitos este ano, 11 já exerciam mandato na Câmara. Pelo mesmo critério, o Pros alcançou o segundo maior índice de reeleição: dos 11 deputados eleitos, 8 são parlamentares reeleitos (72,7%).

O índice de reeleição do PRB foi 33,3%, ou 7 parlamentares. O PSDB reelegeu 28 dos 44 deputados que tinha em sua bancada na última legislatura e o PSB manteve 15 dos 24 que representavam a legenda entre 2010 e 2014.

Já o PSD, que foi criado durante a legislatura passada, teve a bancada reduzida em 8 deputados, dos quais 23 foram reeleitos. O PP reelegeu 25 parlamentares este ano, mas viu a bancada diminuir.

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/imagens/imgNoticiaUpload1412608313700.jpg* Com informações da Agência Câmara

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Juiz critica uso de helicóptero do Governo em campanha eleitoral








A MÁQUINA
Juiz critica uso de helicóptero do Governo em campanha eleitoral

Em seu perfil no Facebook, o juiz Manuel Clístenes Gonçalves, titular da 5º Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, criticou o uso da “máquina pública” nas eleições cearenses.

Ao exemplificar suas queixas, o magistrado postou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) que apurou denúncias da coligação “Ceará de Todos”, do candidato ao Governo do Estado Eunício Oliveira (PMDB), contra o governador Cid Gomes (PROS), o secretário da Saúde do Ceará, Ciro Gomes (PROS), o secretário chefe da Casa Civil do Estado, Arialdo Pinho, e contra os candidatos Camilo Santana (PT), Izolda Cela (PROS) e Mauro Filho (PROS). Segundo o processo, o grupo ligado ao governador estaria se aproveitando de aeronaves contratadas pelo Estado para cumprir agenda de campanha no interior do Ceará e até para uma viagem a Brasília. Já o secretário Ciro é citado por utilizar um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da Polícia Militar (CIOPAER) para se deslocar de Fortaleza a Juazeiro do Norte e a Iguatu, onde, supostamente, participou de comícios em apoio a Camilo Santana.

Com exceção de Ciro, os citados encaminharam seus esclarecimentos à Corregedoria Regional Eleitoral. A defesa apresentou documentos que comprovariam a legalidade de todos os serviços de taxi aéreo utilizados pelos membros da campanha e que nenhuma das empresas tem relação com o Governo do Estado. Em seu despacho, o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes pediu mais documentos sobre os fretamentos contratados.

Com relação a Ciro, que não apresentou qualquer explicação à Justiça sobre a denúncia de que ele haveria usado um helicóptero do CIOPAER para participar de comícios no interior, a Corregedoria encaminhou apenas uma intimação ao secretário para que ele se abstenha de utilizar aeronaves pertencentes ou contratadas pelo Estado para qualquer atividade de cunho eleitoral.

Padre Reginaldo Manzotti nega apoio a Camilo Santana e critica uso de seu nome

O diretor da FM Dom Bosco de Fortaleza, padre Gilberto Silva, está usufruindo do espaço da rádio para fazer campanha aberta para o candidato petista ao Governo do Ceará, Camilo Santana. Além disso, o diretor vem usando a imagem do carismático padre Reginaldo Manzotti, líder de audiência na capital cearense, para alavancar a campanha pró-Camilo. As informações foram divulgadas na manha desta sexta-feira (3) no “Blog do Mino”, que apontou dois problemas. O primeiro, é que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB) exige de todos os padres isenção no processo eleitoral. O segundo, e ainda mais grave, é que padre Reginaldo afirmou, reiteradas vezes, em seus programas que não quer se envolver nas eleições, nem do Ceará nem do Brasil.

Ao Ceará News7, a assessoria de Reginaldo Manzotti não apenas confirmou que o padre não apoia nenhum candidato, como disse ainda que ele desconhece e desautoriza o uso de seu nome.

“O sacerdote não está patrocinando e nem apoiando nenhum candidato especificamente. Toda e qualquer divulgação que vincula o seu nome aos candidatos não está autorizada”, disse a assessoria em nota à imprensa.

Ainda segundo a assessoria, além da grande audiência, que agrega mais de 250 mil ouvintes, a associação a Manzotti também se dá porque o padre é conhecido pelo seu notório conhecimento político e por “orientar, em suas homilias e programas de Rádio e TV, que os cidadãos devem avaliar cuidadosamente as propostas dos candidatos e partidos políticos e assim votarem em quem julgarem idôneos e merecedores de sua confiança”. Apesar disso, reforça a nota, o padre segue as normativas e orientações da CNBB e não apoia especificamente a nenhum candidato.

Leia, abaixo, nota à imprensa enviada pela assessoria de imprensa do Padre Reginaldo Manzotti:     

Nota oficial de esclarecimentos à imprensa – Padre Reginaldo Manzotti

Seguindo as normativas e orientações da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o padre Reginaldo Manzotti simpatiza com todos os políticos que seguem os preceitos da Igreja Católica Apostólica Romana, mas o sacerdote não está patrocinando e nem apoiando nenhum candidato especificamente. Toda e qualquer divulgação que vincula o seu nome aos candidatos não está autorizada.

Padre Manzotti é conhecido por ser extremamente politizado e por orientar em suas homilias e programas de Rádio e TV, que os cidadãos devem avaliar cuidadosamente as propostas dos candidatos e partidos políticos e assim votarem em quem julgarem idôneos e merecedores de sua confiança.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Motorista da Prefeitura que conduzia idosos é preso por dirigir embriagado


DE ITAPIPOCA
Motorista da Prefeitura que conduzia idosos é preso por dirigir embriagado

Veículo seguia para o município de Canindé. Ao ser flagrado, condutor tentou subornar a polícia.

Um grupo de 21 idosos foi salvo por agentes da Polícia Rodoviária Federal nesta quinta-feira (02), enquanto seguiam para Canindé em um micro-ônibus de placa PML 6800, da Prefeitura de Itapipoca. Os passageiros corriam risco de morte por conta da imprudência do condutor do veículo oficial, que estava embriagado no momento da abordagem.

Segundo relatos das vítimas, o motorista, Francisco Elder de Almeida Filho, de 32 anos, visivelmente alcoolizado, seguia pela estrada em alta velocidade e, diversas vezes, pela contramão. Ao ser alertado do perigo, ele ameaçava deixar os passageiros no meio do caminho.

No km 335 da BR 020, no município de Caridade, os idosos aproveitando para pedir socorro aos agentes da PRF, no momento em que o funcionário da Prefeitura havia estacionado o veículo próximo a um restaurante, onde ele disse que beberia ainda mais. Ao ser abordado,  Francisco Elder ofereceu R$ 50,00 aos policias para ser liberado sem fazer o exame com etilômetro. Resultado: o motorista foi preso por corrupção ativa e, submetido ao teste, também recebeu voz de prisão por dirigir sob influência de álcool.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Regional de Canindé, onde a autoridade policial homologou o flagrante pelos crimes.

Aplicativo de celular mostra apuração de votos em tempo real




O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou uma novidade para as eleições deste ano. Trata-se do aplicativo Apuração 2014. Com ele, o eleitor poderá acompanhar a apuração dos votos de todo o país utilizando dispositivo móvel (tablets e smartphones). O aplicativo permite a visualização dos votos computados para cada candidato e indica os eleitos e os que foram ao segundo turno.

O Apuração 2014 também permite que o usuário selecione um candidato específico e acompanhe seu desempenho nas urnas. Além disso, é possível acompanhar a apuração dos votos em todo o país, ou por estado, com resultados atualizados automaticamente. Todos os cargos – presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital – são consultáveis. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas virtuais Google Play e iOS App Store, para sistemas operacionais Android e IOS, respectivamente.

O Apuração 2014 aparece como mais uma opção de acompanhamento da apuração. O TSE já havia disponibilizado em eleições anteriores os sistemas Divulga e DivulgaWeb. O Divulga apresenta um grande leque de informações sobre a apuração, onde é possível, dentre outros recursos, selecionar quantos votos determinado candidato à Presidência da República está obtendo em um estado específico, bem como consultar apenas os votos realizados em trânsito e no exterior. O Divulga requer download do programa em um desktop (computador de mesa). O download pode ser feito no site do TSE.

O DivulgaWeb traz um leque menor de opções de consulta, mas não requer download, sendo utilizado diretamente do site do tribunal. Com ele, é possível visualizar os dados por meio da consulta de votação nominal, pois apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato e a indicação dos eleitos ou dos que foram para segundo turno.

Encontro de Cid Gomes com financiador do assalto ao Banco Central chama a atenção da imprensa

REPERCUSSÃO NACIONAL
Encontro de Cid Gomes com financiador do assalto ao Banco Central chama a atenção da imprensa

Causou perplexidade na imprensa nacional a divulgação da reunião realizada no Palácio da Abolição no último dia 5 de setembro, que colocou, sentados lado a lado, o governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), e o ex-prefeito de Boa Viagem, Argeu Vieira, condenado a 49 anos de prisão pela participação no assalto ao Banco Central de Fortaleza, em 2005.
O encontro foi noticiado nesta quarta-feira (01) pelo portal Ceará News 7. Nesta quinta-feira (02), um dos maiores colunistas políticos do país, jornalista Ricardo Noblat, repercutiu a nota sobre a reunião, que, por mais contraditório que possa parecer, teve  segurança pública como tema principal.
Veja a nota na íntegra:






STJ nega afastamento de Teo Menezes por falta de povras contundentes


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o afastamento do deputado estadual Teo Menezes (DEM) por suposto envolvimento com o escândalo dos banheiros. Segundo a ministra Nancy Andrighi, apesar de indícios de que a verba desviada possa ter sido usada na campanha do parlamentar, não há provas contundentes de que ele sabia da origem do dinheiro. Teo está na disputa por reeleição.

"Entendo que o afastamento do deputado estadual do exercício do seu mandado se mostra, ao menos nesse momento, medida prematura e temerária, dada a insuficiência de provas coletadas", declara a ministra em despacho. Já o então presidente do Tribuna de Contas do Município (TCM) Teodorico Menezes, pai de Teo Menezes, foi afastado, em 2012, pelo STJ do TCM.

Em debate, o candidato ao governo Camilo Santana (PT), que teve seus bens bloqueados pela Justiça devido a suspeita de envolvimento com o escândalo dos banheiros, afirmou não ter envolvimento com o caso e acusou o adversário Eunício Oliveira (PMDB) de ter como apoiadores de sua campanha Teo e Teodorico Menezes. A troca de farpas aconteceu após o peemedebista utilizar, em seu horário eleitoral, a investigação para atacar o petista.

Entenda o caso

O escândalo dos banheiros é um esquema de desvio de verbas do Governo do Estado destinadas  à construção de kits sanitários para famílias de baixa renda. Segundo denúncia do Ministério Público Estadual, a armação deu um prejuízo de R$ 2 milhões aos cofres públicos. Os recursos provinham do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

Eunício pode associar Camilo à ‘banheiros’, mas não pode compará-lo a Maluf


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou o pedido de direito de resposta requerido pelo candidato a governador Camilo Santana (PT) contra uma propaganda de seu adversário Eunício Oliveira (PMDB) na qual o peemedebista relaciona o petista ao esquema de desvio de verba pública que ficou conhecido como “escândalo dos banheiros”. A decisão, aprovada por unanimidade, foi tomada pelo pleno do Tribunal nessa quarta-feira (1).

O juiz auxiliar da propaganda Ricardo Cunha Porto justificou o indeferimento do pedido de Camilo alegando que não houve a “ocorrência de injuridicidade”, uma vez que foram divulgados “fatos verídicos, noticiados na imprensa” e que podem ser acessados em pesquisa na Internet. “Não configura o direito de resposta no horário de propaganda eleitoral gratuito a mera alusão a fatos largamente noticiados pela imprensa e constantes em sítios do Google, sem nenhum juízo de valor sobre eles”, diz o despacho de Ricardo Porto.

Diante disso, a Justiça Eleitoral entendeu que Camilo Santana deve usar seu próprio tempo de rádio e TV para apresentar sua resposta à propaganda de Eunício Oliveira.  “O esclarecimento de fatos negativos que envolve o nome do candidato majoritário deve ser feito em seu tempo de propaganda eleitoral gratuito, e não através de pedido de direito de resposta. Liminar indeferida”, encerra o juiz.

Em outro julgamento, o TRE, também ontem, proibiu a veiculação das inserções em que a coligação de Eunício compara o petista ao deputado federal Paulo Maluf (PP-SP). “Você sabe o que Camilo e Maluf têm em comum?”, diz o vídeo, numa alusão ao bloqueio de bens do candidato do PT em decorrência de processos sobre a construção de kits sanitários. Eunício está liberado a dizer que Camilo está com os bens bloqueados, porém, não pode compará-lo a Maluf.

Nesse caso, os juízes do TRE desautorizaram a peça pois Maluf, ao contrário de Camilo, já foi condenado por improbidade administrativa. O candidato petista é citado em mais de dez processos na Justiça e no Tribunal de Contas do Ceará (TCE), mas nem todos foram julgados.


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Polícia encontro dinheiro e material de campanha em veículo que seguia para Sobral

ENCOMENDA SUSPEITA
Polícia encontro dinheiro e material de campanha em veículo que seguia para Sobral
Suposto empresário abordado em blitz seguia de Fortaleza levando R$ 66 Mil em cédulas trocas.

Nesta quarta-feira (01), no primeiro dia da operação realizada pela Polícia Rodoviário Federal para repressão a crimes eleitorais, uma blitz montada no km 21 da BR 222, abordou um motorista em atitude suspeita. Tiziano Moura Belchior, que conduzia o veículo I/Toyota Hilux SW4, placa NQZ-4004/CE, seguindo de Fortaleza com destino a Sobral, levava no veículo a quantia de R$ 6.000,00 em cédulas trocadas e diversos adesivos do candidato Antônio Balhmann (PROS), que concorre à reeleição como deputado federal.

Percebendo a atitude suspeita do motorista ao ser questionado sobre o material, os agentes continuaram vistoriando o veículo e encontraram, guardado em uma mochila no compartimento de carga, um envelope com R$ 60.000,00, também em cédulas trocadas.

Tiziano Moura, que se declarou empresário, disse aos policiais que os R$ 6.000,00 seriam usados no pagamento de despesas médicas de sua noiva, que se encontra hospitalizada, além de gastos pessoais. Já os R$ 60.000,00, oriundos de sua empresa, seriam aplicados na compra de um imóvel.

O motorista, junto com o material suspeito encontrado no veículo, foram levados ao encontro do procurador regional eleitoral Rômulo Conrado, que ficará responsável pela apuração do caso.

Professores fazem marcha pela URCA em Juazeiro do Norte




Cerca de 150 professores, funcionários e alunos da Universidade Regional do Cariri (URCA), em greve desde o dia 15 de setembro, fizeram uma caminhada pelo centro de Juazeiro do Norte em protesto a falta de resposta do Governo do Estado às reivindicações da categoria.

O movimento, denominado “Marcha pela URCA”, saiu por voltas das 15 horas do Centro das Artes, Campus do Pirajá, na Avenida Castelo Branco, até a Praça Padre Cícero. Durante a marcha, os grevistas pediram que o governador Cid Gomes cumpra com a palavra assumida nas assembléias que esteve presente, ainda, em 2013.

Durante o trajeto pela Rua São Pedro, principal avenida do centro da cidade, os manifestantes exibiram faixas e cartazes. Em parada em frente a praça da prefeitura, estudantes que acompanhavam o manifesto quebraram placas e cavaletes de candidatos que estavam no caminho.

Além de quebrar as placas, os estudantes picharam as fotos dos candidatos com as reivindicações da categoria. O protesto foi encerrado, por voltas 17 horas, na Praça Padre Cícero com palavras de ordem.

Sobre as negociações, no dia 27 último, o comando de greve unificado das Universidades Estaduais (URCA, UVA e UECE) esteve reunido com o governador Cid Gomes, na Arena Castelão. Segundo avaliações dos professores, as negociações avançaram, mas, “ainda, não chegou ao seu desenlace”.

Os professores querem, além da imediata efetivação dos professores aprovados no concurso, a realização de concurso para a contratação de mais 300 professores efetivos para as três Universidades. A greve, que já dura 16 dias, não tem data para terminar.